Comida afetiva e pimenta: um romance que sempre tem o final feliz

Conheça o Festival Gastronômico de Itabirito e a nossa participação topíssima neste evento, que vai até 31/05

Não há como negar: a cozinha é o coração da casa. É lá que nos amontoamos em torno do fogão, compartilhando causos vergonhosamente engraçados, conversas em tom mais alto (e ninguém presente percebe, só o vizinho) ou uma pauta polêmica. Tudo no mesmo instante de tempo em que os pratos são preparados e os panos de pratos com bordados passeiam de mão em mão. Onde sabores e memórias se transformam em uma alquimia perfeita para o espírito e para o estômago.


Ao pensar em pratos de infância, somos transportados para um tempo em que cada mordida trazia uma explosão de sabores familiares. Aquela sensação de conforto e bem-estar que só a comida preparada pela nossa mãe, avó ou tia podia proporcionar. E assim, surge a essência da comida afetiva: um tipo de culinária que nos conecta diretamente com nossas raízes, nossa história e nossas experiências — a idade chega e se revela em alguns detalhes meio banais, mas importantes, afinal.


É nesse contexto, que faz a gente ficar cheio de saudades de quando não existiam boletos para pagar, que surge o Festival Gastronômico de Itabirito. Durante todo o mês de maio, a cidade, que é terra da La Pimentaria, convida a todos para embarcar em uma jornada culinária com pratos feitos de história e agregados com o toque das novas gerações. E assim, ao resgatar receitas de família, os restaurantes mantêm viva a tradição gastronômica da região.


Agora, prepare-se para a melhor parte: em cada um dos restaurantes participantes você encontrará La Pimentaria de uma forma inédita. Fomos convidados a criar um molho exclusivo para o evento e é claro que o match não poderia dar errado. Inspirados no tema do Festival, combinamos o poder limão-capeta — que marca presença em muitos quintais das casas itabiritenses — com os sabores clássicos do alho e da cebola, que são indispensáveis em uma boa comida mineira. E é óbvio, muita pimenta: a da vez é a malagueta, para relembrar a conserva do pote de vidro que não faltava na mesa.


Então, nesse fuzuê de sabores maravilhosos, te convidamos para vir sem pressa, com quem você ama, e saborear uma gastronomia que exala as tradições da cidade — com o Festival, todo dia pode ser um almoço de domingo. Itabirito espera por você de braços abertos, com pratos deliciosos, picância de verdade e uma dose generosa de nostalgia.

22 jun., 2023
Conheça um pouco mais sobre a nossa parceria com os humoristas do Hermes e Renato e PJ, baixista do Jota Quest
12 jun., 2023
Entenda porque o fruto é uma boa pedida neste dia dos namorados
31 mai., 2023
Um papo sincerão com o CEO e Founder da La Pimentaria
05 abr., 2023
Conheça o bolo de chipotle com brigadeiro de manjericão da chefa Marcela Guerra
28 mar., 2023
Entre tantos mitos e verdades, propomos uma dose de abstração sobre a fruta.
31 jan., 2023
Uma reflexão honesta e sem demagogia!
16 jan., 2023
Conhecer as origens é o que diferencia pimentas verdadeiras do resto.

15 dez., 2022
A relação mais morde e assopra entre o ser humano e um tempero
10 dez., 2021
Aprenda uma receita que é garantia de sucesso!
Mais Posts
Share by: