Para além da picância: uma viagem filosófica sobre a pimenta

Entre tantos mitos e verdades, propomos uma dose de abstração sobre a fruta.

Basta um Google para responder perguntas de todos os tipos sobre a pimenta: dá hemorroida? Faz bem pro coração? É afrodisíaca? Protege o mau olhado? Mas, dentre o universo de curiosidades, uma das conclusões incontestáveis é que poucas frutas são carregadas, ao mesmo tempo, de benefícios físicos e simbologia como a pimenta. Neste post (Conheça 3 motivos que fazem você amar pimenta!) falamos sobre algumas das razões pelas quais acrescentar ardência no prato, em sã consciência, é um ato completamente justificável.


Os motivos mais comuns do sucesso da pimenta estão em várias páginas na internet e, por isso, queremos que este texto cause uma ardência que você ainda não conhece. O livro Pimentas: para provocar um incêndio não é preciso fogo, de Rubem Alves, nos inspirou a te convidar para conhecer uma nova perspectiva sobre a fruta. Na obra, o professor diz que “há ideias que se assemelham às pimentas: elas podem provocar incêndios nos pensamentos. Mas, para se provocar um incêndio, não é preciso fogo. Basta uma única brasa. Um único pensamento-pimenta”. E assim começou a nossa abstração.


Vivemos os dias com tanta correria e automatismo, que parece haver pouco espaço para pensamentos que transformem a realidade. E aqui, não falamos do percentual de pessoas que ganham o Nobel, mas sobre a maioria que encara as situações da vida e tenta fazer dela a melhor experiência possível. Das mais simples às que queimam a imaginação, ideias que impulsionam dias mais felizes sempre requerem coragem e resiliência.


É por isso, que precisamos propor um novo símbolo para a pimenta: aqui, na La Pimentaria, ela também significa ideias incendiárias, capazes de mudar o mundo. Não queremos que você dê corda para os pensamentos ruins, então, continue até o final do texto para entender o sentido desse papo maluco, mas do bem.


A pimenta entra, a endorfina sai


Quantas vezes você foi para a academia na força da raiva e voltou mais disposto? A sensação que a pimenta causa é parecida: você teme pela sua língua, mas sabe que fez a escolha certa assim que deu a primeira garfada. Isso é explicado pela ardência, que intensifica a salivação. Quando seu cérebro percebe essa informação, ele acelera o metabolismo e mantém as endorfinas por mais tempo no seu organismo, aumentando o fluxo sanguíneo e, em consequência, o de nutrientes e oxigênio, para, por fim, estimular as ramificações dos nervos.


Esta síntese de biologia explica porque você sente o bem-estar após suas refeições calientes, como também prova nosso primeiro ponto: a pimenta faz o seu cérebro se movimentar, ao te tirar de onde estava para alcançar uma nova sensação. É a dose de ânimo que você precisa para acreditar no que sua mente quer dizer.


A ardência é forte, mas não mata ninguém



Depois de comer pimenta, a ardência pode ser intensa, mas não é capaz de te consumir. E é assim que, mais uma vez, ela te ensina a confiar em si mesmo: ainda que as dificuldades apareçam e façam você se sentir desesperado por um instante, a sensação de não desistir é uma recompensa! Pode não ter dado tão certo na primeira vez, mas lembre-se que os desafios não podem acabar com sua coragem.

Você nunca se acostuma com a sensação de arder


A não ser que você participe destas disputas de quem come mais pimenta em menos tempo, possivelmente seu paladar adora a sensação, mas sempre se surpreende com a queimação na língua — e quando não faz efeito, você logo busca um molho mais forte, afinal, se não arder, não tem graça, né? Pensamentos que se transformam em ação e nos deixam felizes com o resultado também são assim. É só começar: depois que a primeira ideia der certo, seu otimismo vai te fazer continuar, e mesmo quando não der, a sensação de conseguir realizar algo sempre vai parecer uma primeira vez.


Algumas ideias brilhantes estão prontas para serem vividas, e precisam apenas de um incêndio para que não adormeçam no meio da rotina. 


Então, para ousar viver conforme os seus sonhos, lembre-se da semelhança entre as pimentas e tudo o que suas ideias são capazes de fazer: que a sua mente experimente, de diversos sabores, às perspectivas!


22 jun., 2023
Conheça um pouco mais sobre a nossa parceria com os humoristas do Hermes e Renato e PJ, baixista do Jota Quest
12 jun., 2023
Entenda porque o fruto é uma boa pedida neste dia dos namorados
31 mai., 2023
Um papo sincerão com o CEO e Founder da La Pimentaria
21 mai., 2023
Conheça o Festival Gastronômico de Itabirito e a nossa participação topíssima neste evento, que vai até 31/05
05 abr., 2023
Conheça o bolo de chipotle com brigadeiro de manjericão da chefa Marcela Guerra
31 jan., 2023
Uma reflexão honesta e sem demagogia!
16 jan., 2023
Conhecer as origens é o que diferencia pimentas verdadeiras do resto.

15 dez., 2022
A relação mais morde e assopra entre o ser humano e um tempero
10 dez., 2021
Aprenda uma receita que é garantia de sucesso!
Mais Posts
Share by: