De onde a pimenta vem?

Conhecer as origens é o que diferencia pimentas verdadeiras do resto.

Há quem deixe o passado de lado para se apegar ao futuro quando um novo ano começa — aliás, feliz 2023! Mas na La Pimentaria, manter as origens é o que permite tirar novas ideias do papel.


Por isso, o assunto de hoje é o começo: você sabe a origem da pimenta? E da La Pimentaria? Apesar de serem histórias contadas em tempos diferentes, elas se aproximaram de tal modo que somos capazes de produzir os molhos mais picantes e verdadeiros que o seu paladar conhece.


Nomes científicos causam arrepios, mas não há como fugir do nosso preferido: o rei deste texto é o gênero Capsicum, cujos frutos são as pimentas. Foram encontradas pela primeira vez no continente americano, México Central, sendo popularizadas desde que Colombo as encontrou. Por isso, viajou em navios europeus e se tornou popular na Europa, África e Ásia. É considerada a planta cultivada há mais tempo na América, há 7 mil a.C, até chegar à existência de, aproximadamente, 30 espécies neste mundão a fora.


Como uma potência gastronômica, o que começou conservando a comida para evitar o apodrecimento, trouxe borogodó para a alimentação dos seres humanos — e os benefícios deste consumo são identificados até hoje (conheça um pouco mais aqui La Pimentaria)


De Itabirito para sua mesa, a curiosidade por este universo picante nos tornou entusiastas da experiência sensorial que o fruto pode causar. O resultado é o molho que você já conhece: consistente, saboroso e com opções para todas as sensibilidades humanas à ardência. Desses que agrada o paladar e faz o corpo transpirar ao ter contato com pimentas frescas e de qualidade.


Isso não seria possível sem os nossos processos de produção, embasados na agricultura familiar. Trabalhamos com pimentas fornecidas por pequenos produtores próximos à nossa fazenda, no distrito de Engenheiro Corrêa, entre Itabirito e Ouro Preto, Minas Gerais. Esta parceria, que chamamos (com muito orgulho!) de Programa + Pimenta, é importante para a qualidade dos nossos produtos e para o desenvolvimento sustentável, respeitando terras e colheitas, sem demagogia.

Queríamos apertar a mão de Colombo em agradecimento, por apresentar ao universo essa belezura. E assim, seguimos: algo conhecido há tanto tempo é o principal insumo do nosso trabalho, que está apenas no começo. Em 2023 teremos novos produtos, idealizados com muita dedicação, para continuar a fazer parte desta história tão antiga.


E você? Qual parte do seu passado é preciso se lembrar sempre para dar o próximo passo?

22 jun., 2023
Conheça um pouco mais sobre a nossa parceria com os humoristas do Hermes e Renato e PJ, baixista do Jota Quest
12 jun., 2023
Entenda porque o fruto é uma boa pedida neste dia dos namorados
31 mai., 2023
Um papo sincerão com o CEO e Founder da La Pimentaria
21 mai., 2023
Conheça o Festival Gastronômico de Itabirito e a nossa participação topíssima neste evento, que vai até 31/05
05 abr., 2023
Conheça o bolo de chipotle com brigadeiro de manjericão da chefa Marcela Guerra
28 mar., 2023
Entre tantos mitos e verdades, propomos uma dose de abstração sobre a fruta.
31 jan., 2023
Uma reflexão honesta e sem demagogia!

15 dez., 2022
A relação mais morde e assopra entre o ser humano e um tempero
10 dez., 2021
Aprenda uma receita que é garantia de sucesso!
Mais Posts
Share by: